skip to Main Content
Como Abrir Uma Imobiliária

Como abrir uma imobiliária

Hoje em dia, comprar uma casa ou um apartamento não é somente prioridade de quem vai se casar. Muitos jovens têm buscado uma independência pessoal e financeira longe dos pais.

Com isso, as imobiliárias têm aquecido o mercado, incentivando os jovens disponibilizando preços mais acessíveis.  Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as vendas do mercado imobiliário subiram 16% no primeiro trimestre de 2019.

Dessa forma, neste artigo vamos abordar tudo sobre a abertura de uma imobiliária e dar algumas dicas para ter sucesso no seu negócio.

Abertura de uma imobiliária

Planejamento

Tudo começa pelo planejamento, desde a escolha do lugar que irá sediar a empresa até os custos de se montar uma.

Por isso, coloque tudo no papel para não se perder com as suas ideias e com a falta de organização.

Público-alvo

Defina um público-alvo que você deseja engajar. Se o foco é apartamentos para estudantes, pesquise sobre a jornada de compra deste consumidor.

Aqui também é relevante desenvolver uma persona para conversar melhor com seu cliente. Entender quais são as melhores soluções da sua empresa para ele.

Localização

Pense em uma boa localização para a sede da sua empresa. Foque em regiões com fácil acesso para pessoas e veículos, com locais para estacionamento e pontos para transporte público.

Invista em uma boa equipe

Uma boa equipe é fundamental para se criar um bom relacionamento com o cliente. Por isso, treine profissionais para que sejam engajados e que representem bem a marca. Assim, você terá colaboradores felizes com o seu trabalho e ainda uma melhoria no atendimento.

Para contratar novos funcionários, busque:

Corretores

São os responsáveis pelas negociações de compra e venda;

Coletores

São aqueles que irão atrás dos imóveis e dos clientes que querem vender ou alugar seu imóvel;

Auxiliar administrativo

Irá manter o controle dos dados empresariais. Desde  o controle financeiro até o marketing . (Ou até ter um funcionário para cada área)

Recepcionista

Irá dar a primeira impressão ao seu cliente, seja o recebendo na porta ou atendendo uma ligação. Por isso, é importante contratar um profissional que seja responsável e com certa habilidade de comunicação.

Outros

Auxiliares de limpeza ou um gerente, se for necessário.

Equipamentos

Para montar uma imobiliária é preciso colocar equipamentos no seu planejamento de custo:

  • Mesas
  • Cadeiras
  • Computadores
  • Telefones
  • Impressoras
  • Material de escritório
  • Arquivos

Não esqueça de montar um ambiente agradável para seus clientes enquanto esperam pelo atendimento:

  • Sofá
  • Ar condicionado
  • Cafeteira
  • Pote de biscoito
  • Revisteiro
  • Acesso à internet

Documentos para abrir uma imobiliária

Para montar uma imobiliária é necessário que pelo menos um dos sócios seja corretor de imóveis com o registro no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

Ele será o responsável técnico pelas atividades. Se for um negócio individual, o dono deve, obrigatoriamente, estar cadastrado no COFECI.

Além do corretor, a empresa também deve estar registrada, seguindo as regras  impostas pelo COFECI-CRECI. Por estar lidando diretamente com clientes, é também necessário seguir o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Além disso, o que mais você precisa para abrir sua imobiliária:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher, por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social –INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar;
  • Visita junto a prefeitura da cidade para liberação de licenças e pagamentos de taxas;
  • Registros perante o Creci – Conselho Regional de Corretores de Imóveis;
  • Além desse registro da imobiliária junto ao Creci deve-se também trabalhar exclusivamente com corretores devidamente registrados junto a esse conselho.

Investimento para abrir uma imobiliária

O investimento para abrir sua imobiliária depende do tamanho que será a sua empresa. Para começar uma imobiliária de pequeno porte o investimento é de aproximadamente R$50 mil.

Já para uma imobiliária de grande porte o valor do investimento pode chegar a R$900 mil. Mas lembrando que isso tudo depende também da região escolhida para se estabelecer o negócio.

Caso já se tenha uma estrutura física pronta para o estabelecimento, o custo será o valor de aluguel do imóvel . Apesar do alto investimento, o retorno é bem elevado.

Despesas fixas mensais de uma imobiliária

  • Salários, comissões e encargos.
  • Despesas com alimentação, transporte, água, luz, telefone e internet.
  • Aluguel, condomínio e taxas.
  • Manutenção de software, sites e equipamentos.
  • Higiene e limpeza.
  • Despesas com

Impostos pagos por uma imobiliária

Os tributos sobre a imobiliária são:

Os impostos sobre a receita que são o PIS – Programa de Integração Social, que vai de 0,65% até 1,65% sobre a receita bruta e o COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, que tem alíquota de 3.00% até 7.60%.

E o ISS – Imposto sobre qualquer natureza.

Além de outros como:

  • Impostos imobiliários: ITBI, ITCMD, ITR, IPTU.
  • Impostos diretos para imobiliárias: PIS, COFINS, ISSQN.
  • Impostos indiretos para imobiliárias: IR, CSLL.

A importância de um contador

Ninguém quer a sua empresa imobiliária quebrando logo nos primeiros anos de fundação.

Controlar uma imobiliária pode ser bem difícil, por isso tenha em mente a contratação de uma empresa de contabilidade para te auxiliar na gestão e administração do seu negócio.

Com a ajuda da contabilidade será possível manter o controle dos clientes, dos pagamentos, das contas a receber e pagar. Além de gerir a folha de pagamento dos funcionários.

Dicas para ter uma imobiliária de sucesso

Atue nas redes sociais

A maioria das pessoas estão conectadas nas redes sociais. Divulgar  sua marca nessas plataformas possibilita o encontro com o seu público-alvo.

Tenha um site

Nada melhor que ter um site da sua empresa imobiliária. Lá você pode colocar descontos, anunciar as ofertas e ainda fazer anúncios pelo Google, para divulgar ainda mais a sua marca.

Divulgue em outros meios

Não foque apenas em redes sociais, invista também em campanhas nos meios tradicionais de divulgação como outdoors, jornais, revistas, rádio e televisão.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇👇

A ST Consultoria é uma empresa de Contabilidade especializada em consultoria e assessoria de empresas e profissionais liberais, oferecendo orientação contábil, fiscal, pessoal e financeira, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top