skip to Main Content
Como Ter Sucesso Em Um Negócio Digital

Como ter sucesso em um negócio digital

O mundo tecnológico fez que as empresas e as pessoas buscassem inovações e meio de facilitar o modo de trabalho. Segundo o Estadão, 76% dos jovens brasileiros sonham em abrir o próprio negócio. E a internet veio como uma plataforma de proporcionar a eles uma forma acessível e democrática de empreender.

Com isso, os negócios digitais utilizam a tecnologia ao seu favor para agregar valor e também para expandir seu alcance. Os negócios digitais podem ser tanto as empresas que já nasceram na área digital como aquelas que são tradicionais e que estão no processo de transformação a partir das tecnologias digitais.

Mercado de empreendedorismo digital

Visto que o empreendedorismo digital tem base na internet, o crescimento da economia digital ganhou cada vez mais espaço. As pessoas estão gastando cada vez mais dinheiro no mundo online, o que voltou o olhar das empresas para fontes digitais de receita e canais digitais. 

De acordo com a Accenturee, os negócios digitais criam diferencias baseados em combinações únicas de recurso digitais e físicos. Eles fazem o que o outro não podem, criando vantagens competitivas. Segundo a convergência digital, Até 2022, a economia digital deve representar mais de 50% do PIB da América Latina, com crescimento impulsionado por ofertas, operações e relacionamentos aprimorados. De 2019 a 2022, quase US$ 380 bilhões serão revertidos em gastos com TI.

O blog vindi também acrescenta que 22,5% da economia mundial estão diretamente relacionados aos meios digitais, e que esse conceito da economia digital não está só de passagem veio para ficar.

Usuários e Buscas

A internet está repleta de oportunidades para quem deseja investir em um empreendimento online. No entanto, é preciso conhecer um pouquinho mais sobre como alguns setores funcionam para entender o seu negócio. 

Segundo o Portal Brasil, mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet e o Brasil ocupa hoje o quarto lugar em número de usuários da internet. Esse número, apesar de alto, ainda representa pouco mais de 65% da população e, quando comparado aos Estados Unidos, por exemplo, onde o número de usuários da internet alcança quase 90% da população, vemos que ainda há espaço para crescermos muito.

A pesquisa TIC Domicílios 2015, apontou que o telefone celular é o dispositivo mais utilizado para o acesso individual da internet ela maioria dos usuários: 89%, seguido pelo computador de mesa (40%), computador portátil ou notebook (39%), tablet (19%), televisão (13%) e videogame (8%).

Em relação à região, o Sudeste tem o maior número de domicílios conectados à internet: são 17,4 milhões de domicílios conectados. O Nordeste possui 7 milhões de domicílios com internet; a Região Sul com 5,4 milhões conectados; o Centro-Oeste tem 2,5 milhões com internet; e o Norte com 1,9 milhão de domicílios conectados.

Uma grande vantagem de ter um negócio digital é conseguir atingir com pessoas em qualquer lugar do mundo e isso viabiliza a venda para nichos específicos. A todo momento as pessoas estão buscando algo em motores de busca (Google, Yahoo, Bing), e se você conseguir descobrir o que elas querem terá sucesso em seu negócio.

Estratégias para ter sucesso com negócios digitais

 

  • Invista no mercado de nicho

 

Como já foi dito acima, escolher um nicho especifico é importante para seu negócio digital. Estude o perfil e o mercado consumidor, verificando as necessidades de seus potenciais clientes.

Analisar a concorrência e o que eles oferecem e como são seus produtos/serviços ajuda a atender melhor como você pode melhorar seu trabalho e inovar em ideias.

O essencial para ter sucesso com negócios digitais é atender uma necessidade, por isso, ao escolher o nicho e conhecer o seu público alvo se dedique a saber o que ele precisa, quais são as suas dores. Esse é o primeiro passo para vender.

 

  • Monte uma equipe eficiente

 

Uma equipe esforçada e motivada favorece o seu negócio. Se seu negócio digital exige uma equipe, contrate bons profissionais. Em geral, empresas online possuem equipes enxutas, então, é necessário que ela seja competente. Já se você trabalhar sozinho, possivelmente vai fazer parcerias ou contratar terceiros.

Nesse caso, a mesma dica vale, escolha muito bem os profissionais com quem você vai fazer parcerias. De modo semelhante, eles devem ser habilidosos em suas respectivas funções.

 

  • Investir em Design do seu site

 

Já que estamos lidando com o mundo digital, pensar em um site atrativo para o perfil dos seus clientes é um prestigio que deve ser levado em conta. Escolha um bom domínio para causar uma boa impressão.

 

  • Investia em Marketing Digital

 

Mais uma das estratégias para ter sucesso com negócios digitais é fazer um marketing digital competente, pois para quem empreende na internet, essa é a melhor forma de divulgar os seus produtos e serviços. Mesmo assim, avalie o que é mais relevante.

Não é preciso ter conta em todas as redes sociais, por exemplo, veja as mais usadas pelo seu público e crie estratégias para cada uma delas. E-mail marketing, site e blog são outras ferramentas que podem ser úteis, pondere as vantagens de cada uma.

 

  • Tenha ferramentas certas

 

Até os negócios que funcionam na internet precisam ter um programa de controle financeiro adequado, bem como gerir estoque, vendas e outros setores.

Trata-se de um sistema de gestão empresarial online, que promove a automação comercial através da informatização dos dados e da conexão entre os setores. Uma equipe enxuta se beneficia muito das suas funções, pois se faz muito em menos tempo com a mesma qualidade.

Conclusão

Seu negócio é online então não se esqueça de pegar o feedback dos clientes para crescer com eles. Um cliente satisfeito é um cliente feliz. Por isso escolha seu nicho com sabedoria.

Gostou desse artigo? Deixa aqui nos comentários! 👇👇

Nós, da ST Consultoria somos especializados em consultoria e assessoria de empresas e profissionais liberais, oferecendo orientação contábil, fiscal, pessoal e financeira, entre outras. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top