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Entenda Como Funciona A Monetização Do Youtube

Entenda como funciona a monetização do Youtube

O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Atualmente estima-se que existem aos menos 200 milhões de canais ativos na plataforma. Isso significa que 25% dos usuários do Youtube com conta usaram o serviço também para fazer o upload de seus vídeos, mesmo sem a intenção de criar um canal.

Presença do Youtube

O YouTube tem um acesso de 1/3 da Internet mundial, está presente em 88 países e disponível em 76 idiomas com mais de 2,5 bilhões de telespectadores por dia. A partir de 2010 a plataforma cresceu tanto que mais e mais pessoas resolveram criar seus canais pessoais.

A expressão YouTube vem da junção das palavras em inglês You (Você) e Tube (Tubo) e é usada no sentido de televisão, é algo como “você televisiona”, “você tuba”, “você transmite. ” A organização foi fundada por três funcionários da empresa de pagamentos PayPal, chamados Steve Chen (Taiwan), Chad Hurley (Estados Unidos) e Jawed Karim (Alemanha). O lançamento ocorreu no finalzinho de 2005.

Como funciona o processo de monetização

A monetização dos vídeos é baseada no Programa de Parcerias do Youtube (YPP), que permitem o cadastro gratuito de produtores de conteúdo que já possuem uma conta na plataforma.

E preste bastante atenção nas palavras “pode se inscrever”. Ter esses requisitos não significa que você já vai começar a receber dinheiro pela plataforma. Depois que você se cadastrar, o YouTube ainda irá avaliar seu canal para decidir se você fará parte do programa.

Critérios de análise do Youtube  

Quando você é aceito no Programa de Parcerias do YouTube, você permite que a plataforma passe a veicular anúncios no seu vídeo. Isso acontece por meio do Google AdSense, por isso você precisa criar uma conta neste serviço.

Além de ser aprovado você deve levar em consideração outros aspectos:

  • O conteúdo dos vídeos deve ser adequado aos anunciantes conforme as regras da diretriz de conteúdo para publicidade;
  • Todo conteúdo postado deve ser adequado à diretriz da comunidade, aos termos de serviço do YouTube e às políticas do programa Google AdSense;
  • Os vídeos do canal devem ser originais ou possuir direitos autorais para que possam ser monetizados.

Após todo o processo, caso seu canal seja aprovado na análise, é possível ativar a monetização dos vídeos autorizados pelo YouTube no YouTube Studios em “Gerenciador de vídeos”.

No gerenciador, os vídeos que podem ser monetizados estarão com o símbolo “$” ao seu lado. Para monetizar, basta clicar no ícone, ativar a geração de receita e o tipo de anúncio que será veiculado no vídeo.

Existem quatro formatos de anúncio:

Banners:

Que a parecem na página do seu vídeo quando ele é acessado pelo computador (obrigatório).

Anúncios de sobreposição: 

São banners retangulares que aparecem na parte inferior do vídeo (opcional).

Cartões patrocinados: 

São cartões que aparecem nas laterais do vídeo (opcional).

Anúncios em vídeo puláveis:

Que são os comerciais em vídeo que aparecem antes do seu vídeo e podem ser pulados após 5 segundos (opcional).

Quanto mais opções de anúncio você seleciona, mais chance tem de lucrar. É que o YouTube paga, em média, entre US$ 0,25 e US$ 4 a cada mil visualizações. Mas são as visualizações e cliques no anúncio, e não no seu vídeo.

Recentemente, o YouTube Premium também lançou um benefício para os integrantes do Programa de Parcerias. A versão paga do YouTube oferece aos canais uma parte da receita vinda das assinaturas, de acordo com a quantidade de assinantes que assistiram a seus vídeos.

Pré-requisitos para monetização do canal no Youtube

As novas regras permitem que os anunciantes avaliem se o conteúdo em que seus anúncios estão presentes é de alguma forma inadequado.

Além disso, agora na análise são considerados alguns critérios como:

  • Engajamento da audiência;
  • Tamanho do canal;
  • Tipo de conteúdo;
  • E até o comportamento dos produtores nas redes sociais.

Os requerimentos são de que o canal produza um conteúdo adequado para a publicidade — ou seja, que siga a diretriz de conteúdo da Google.

Quanta ganha um Youtuber?

O pagamento no YouTube é em dólares e feito a partir da regra de CPM (custo por mil), ou seja, a cada 1000 views, um youtuber pode ganhar valores entre 0,25 e 4,50 dólares, o que na cotação do dólar de hoje dá algo em torno de 1 a 18 reais.

Entendendo isso, percebe-se que para ganhar uma quantia razoável, um produtor de conteúdo precisa produzir muitos vídeos mensalmente e ter a certeza de que todos contabilizem alta taxa de visualização.

Alguns dos youtubers mais famosos no brasil: 

  • Kondzilla; 
  • Felipe Neto;
  • Windersson  Nunes;
  • Boca Rosa.

Como monetizar transmissões ao vivo

O YouTube também oferece algumas opções para quem quer ganhar uma grana com a sua live. Veja agora como monetizar vídeos no YouTube Live:

AdSense:

Os canais que participam do Programa de Parcerias do YouTube podem ativar a monetização quando fizerem uma transmissão ao vivo, o que acontece por meio de anúncios gerados pelo Google AdSense.

Super Chat: 

Este recurso permite que os espectadores da live paguem a quantia que quiserem para destacar seu comentário no chat. Quanto maior o valor, maior o tempo de destaque do comentário.

Patrocínio: 

Usuários podem permitir que seus inscritos patrocinem o canal por R$ 7,99 ao mês. Em contrapartida, os patrocinadores podem receber benefícios como chats e lives exclusivas, emojis personalizados e um selo especial.

Quais critérios da geração de conteúdo com vídeos?

Ganhar dinheiro com vídeos no YouTube é o objetivo de grande parte dos criadores de conteúdo.

No entanto, é preciso seguir algumas normas para que os vídeos rendam frutos para o criador de conteúdo.

Alguns dos principais cuidados dizem respeito a:

  • Assuntos polêmicos e eventos delicados
  • Drogas e produtos ou substâncias perigosas
  • Linguagem imprópria
  • Violência
  • Conteúdo ofensivo ou degradante.

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